Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

ATIVIDADE PARA O 4º E 5º ANO: CORREÇÃO DA FORMATAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO DO JORNAL

COPIE E COLE PARA O SEU TEXTO AS PARTES DE TEXTOS QUE ESTÃO FALTANDO

ITULO - POSIÇÃO DO TEXTO: CENTRALIZADO - letra: arial – tamanho: 16)
O FOLCLORE BRASILEIRO

(INSERIR IMAGEM: PESQUISAR NO GOOGLE: “FOLCLORE BRASILEIRO”- CLICAR EM IMAGENS – SALVAR A SEGUNDA IMAGEM DA SEGUNDA FILEIRA – SALVAR EM DOCUMENTOS – 2014 INFORMÁTICA – 5ano a)

(CLIQUE EM INSERIR – FIGURA – DE UM ARQUIVO – DOCUMENTOS – 2014 – INFORMÁTICA – 4 ANO)

(COPIAR O TEXTO ABAIXO)
(POSIÇÃO DO TEXTO: JUSTIFICADO - letra: arial – tamanho: 12)

A palavra "folclore" é uma adaptação para o português da palavra inglesa "folklore",  na qual os termos "Folk" significa "povo" e "lore" significa "saber". Assim, a palavra folclore significa saber do povo ou sabedoria popular.
                Quando nos referimos ao folclore, estamos tratado de um conjunto de criações culturais feitas pelo povo. No mundo, cada povo tem seu folclore, que é uma das formas de manifestar suas crenças e seus costumes. O folclore manifesta-se na arte (música, literatura, teatro, dança etc), na comida, nas festas populares, na medicina popular, nas crendices, nos mitos e  nas lendas.
                O folclore brasileiro e bastante rico, pois foi o resultado da reunião de várias culturas, das quais se destacam a portuguesa, a indígena e a africana.
                Como  exemplo de manifestações folclóricas brasileiras, temos: o carnaval, as festas juninas,  a feijoada, o pé de moleque,  chá de erva cidreira, o saci, o curupira, o maracatu, o frevo, cantigas de roda etc.
             
fonte: http://www.miniweb.com.br/cidadania/dicas/folclore.html

 (SUBTÍTULO - POSIÇÃO DO TEXTO: CENTRALIZADO - letra: ARIAL – tamanho: 14)
ARIANO SUASSUNA


  (COPIAR O TEXTO ABAIXO)
(POSIÇÃO DO TEXTO: JUSTIFICADO - letra: arial – tamanho: 12)
Biografia:
Sexto ocupante da Cadeira nº 32 da Academia Brasileira de letras, faleceu no dia 23 de Julho de 2014, no Recife aos 87 anos.
Ariano Vilar Suassuna nasceu em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa (PB), em 16 de junho de 1927.
A partir de 1942 passou a viver no Recife. Em 1946, iniciou a Faculdade de Direito. Em 1947, escreveu sua primeira peça, Uma Mulher Vestida de Sol.
Deste ano a 1956, dedicou-se à advocacia, sem abandonar, porém, a atividade teatral. São desta época O Castigo da Soberba (1953), O Rico Avarento (1954) e o Auto da Compadecida (1955), peça que o projetou em todo o país.
Entre 1958-79, dedicou-se também à prosa de ficção, publicando o Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (1971) e História d’O Rei Degolado nas Caatingas do Sertão / Ao Sol da Onça Caetana (1976).

fonte: http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=226&sid=305

Nenhum comentário:

Postar um comentário