Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de julho de 2014

ATIVIDADE PARA O 1º ANO: CANTIGAS DE RODA - CIRANDA CIRANDINHA

HISTÓRIA DAS CANTIGAS DE RODA

 
Cantigas de Roda são um tipo de canção popular, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. A prática é comum em todo o Brasil e faz parte do folclore brasileiro. Consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música.
 
Não é possível saber quando elas foram criadas, pois são transmitida oralmente de geração para geração (pai para filho) e são modificadas de acordo com a realidade de cada grupo.
 
 

CIRANDA CIRANDINHA

 
 
Ciranda, Cirandinha é uma cantiga de roda para ser cantada e dançada por várias crianças ao mesmo tempo. A cada repetição da música, uma criança vai para o meio da roda.

Letra:
Ciranda, cirandinha,
Vamos todos cirandar!
Vamos dar a meia volta,
Volta e meia vamos dar.

O anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou;
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou.

Por isso, menininha
Entre dentro desta roda,
Diga um verso bem bonito,
Diga adeus e vá se embora.
 
É muito fácil brincar
A brincadeira de roda é livre; cada um brinca como quiser, mas também dá para fazer uma coreografia simples e deixar tudo ainda mais divertido.
Para isso, junte as crianças que vão participar e peça para formarem uma roda. Todos cantam, girando no sentido dos ponteiros do relógio. Quando disserem "Vamos dar a meia volta", começam a girar para o outro lado até chegar em "Volta e meia vamos dar", quando todos voltam ao sentido horário. Geralmente, esse vira-desvira dá boas confusões. Quando cantarem "Por isso, menininha...", a criança que tiver seu nome citado vai para o meio da roda e diz um verso.
Brincar só faz bem
Essa brincadeira ajuda a desenvolver a coordenação motora, a atenção e o espírito de equipe.
 
Você sabia?
A ciranda é uma dança típica do estado de Pernambuco. Nasceu na ilha de Itamaracá, cantada pelas mulheres dos pescadores, que se distraíam enquanto esperavam os maridos voltarem do mar.
Ciranda, cirandinha é uma cantiga de roda folclórica, que faz parte da cultura do nosso povo. Ninguém sabe quem a compôs, mas sabemos que ela chegou até nós, sendo passada de geração em geração. Isso quer dizer que o seu bisavô cantava para o seu avô, que cantava para o seu pai, que cantava para você, que vai cantar para os seus filhos e assim por diante, por multo tempo. Legal, né?

 
vídeo 
 
ATIVIDADE
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário