Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de julho de 2014

ATIVIDADE PARA O 3º ANO: O QUE SÃO LENDAS

O QUE SÃO LENDAS ?

 LENDAS são estórias fantásticas, originalmente contadas de forma oral, e que possuem origem histórica, são ligadas ao princípio dos tempos, ou da humanidade, e onde o mágico aparece como "milagre". Mescla de fatos e fenômenos frutos da imaginação dos povos primitivos, a lenda procura dar uma explicação a fenômenos e/ou acontecimentos misteriosos e sobrenaturais.  Por exemplo: explicar a origem do trovão, explicar a origem de uma cachoeira, do relâmpago, da chuva, das águas, nascimento do sol, lua etc.  Nossos índios brasileiros têm muitas lendas. A lenda é sempre considerada com um fundo de verdade. Durante algum tempo confundiu-se o mito com a lenda, embora os dois estejam relacionados a acontecimentos de um passado distante e fabuloso, diferem, porém nas personagens.

PARA QUE SERVEM AS LENDAS ?
As lendas, originalmente, servem para tentar explicar as origens e fenômenos naturais que não eram compreendidos intelectual e cientificamente.

Pesquise, por exemplo, a lenda das Cataratas do Rio Iguaçu, a lenda da mandioca, dentre outras.




CLIQUE NA IMAGEM E LEIA O TEXTO


CRIACIONISMO




A LENDA DE COMO SURGIRAM OS BICHOS




ÁUDIO LIVRO


TEXTO INFORMATIVO: LENDAS



O texto que você leu é uma lenda, pois nele encontramos uma explicação fantástica (que só existe na imaginação) para o surgimento dos animais. Histórias como essas são transmitidas oralmente ou por escrito pelos povos, de geração em geração, com poucas modificações.
Lendas são histórias que procuram explicar o que o ser humano desconhece ou não compreende. Elas surgem da necessidade de desvendar os mistérios do mundo.
Os povos indígenas possuem inúmeras lendas. Algumas explicam, por exemplo, como o dia foi separado da noite, como a água do mar tornou-se salgada e como surgiram alguns frutos.
É importante lembrar que, para os índios, a natureza é sagrada. Eles acreditam que todos os elementos naturais (o sol, as árvores, as pedras, os outros animais) possuem uma alma como nós, seres humanos. Por exemplo, várias lendas indígenas explicam o trovão como a manifestação de um deus chamado Tupã.
Muitos índios acreditam também que a natureza é habitada por seres fantásticos, como a Iara (espécie de sereia dos rios, deusa das águas) e o Curupira (menino protetor das florestas).
Todos os povos possuem suas próprias lendas sobre os mais variados temas. As lendas são uma forma de se registrar a experiência e o saber popular, preservando, assim, a cultura de um povo.

Atividade teste

sequenciadeatividadeslendas-100523133443-phpapp02.doc

segunda-feira, 28 de julho de 2014

ATIVIDADE PARA O 1º ANO: CANTIGAS DE RODA - CIRANDA CIRANDINHA

HISTÓRIA DAS CANTIGAS DE RODA

 
Cantigas de Roda são um tipo de canção popular, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. A prática é comum em todo o Brasil e faz parte do folclore brasileiro. Consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música.
 
Não é possível saber quando elas foram criadas, pois são transmitida oralmente de geração para geração (pai para filho) e são modificadas de acordo com a realidade de cada grupo.
 
 

CIRANDA CIRANDINHA

 
 
Ciranda, Cirandinha é uma cantiga de roda para ser cantada e dançada por várias crianças ao mesmo tempo. A cada repetição da música, uma criança vai para o meio da roda.

Letra:
Ciranda, cirandinha,
Vamos todos cirandar!
Vamos dar a meia volta,
Volta e meia vamos dar.

O anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou;
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou.

Por isso, menininha
Entre dentro desta roda,
Diga um verso bem bonito,
Diga adeus e vá se embora.
 
É muito fácil brincar
A brincadeira de roda é livre; cada um brinca como quiser, mas também dá para fazer uma coreografia simples e deixar tudo ainda mais divertido.
Para isso, junte as crianças que vão participar e peça para formarem uma roda. Todos cantam, girando no sentido dos ponteiros do relógio. Quando disserem "Vamos dar a meia volta", começam a girar para o outro lado até chegar em "Volta e meia vamos dar", quando todos voltam ao sentido horário. Geralmente, esse vira-desvira dá boas confusões. Quando cantarem "Por isso, menininha...", a criança que tiver seu nome citado vai para o meio da roda e diz um verso.
Brincar só faz bem
Essa brincadeira ajuda a desenvolver a coordenação motora, a atenção e o espírito de equipe.
 
Você sabia?
A ciranda é uma dança típica do estado de Pernambuco. Nasceu na ilha de Itamaracá, cantada pelas mulheres dos pescadores, que se distraíam enquanto esperavam os maridos voltarem do mar.
Ciranda, cirandinha é uma cantiga de roda folclórica, que faz parte da cultura do nosso povo. Ninguém sabe quem a compôs, mas sabemos que ela chegou até nós, sendo passada de geração em geração. Isso quer dizer que o seu bisavô cantava para o seu avô, que cantava para o seu pai, que cantava para você, que vai cantar para os seus filhos e assim por diante, por multo tempo. Legal, né?

 
vídeo 
 
ATIVIDADE